quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atividade da Página 17

As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha.

Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?”

Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.

16 comentários:

Unknown disse...

As relações existentes são bem claras e objetivas, pois propicio sempre a integração do conteúdo a ser dado com o trabalho,possibilitando ideias de escolha de futuro profissional,ou com a cultura,procurando interagir com os costumes de vida dos alunos,ora com a ciência e a tecnologia,a qual estar sempre constante no cotidiano de vida e do ensino e que é necessária para alavancar estratégias de ensino aprendizagem.

Unknown disse...

O propósito dos conteúdos em sala de aula é contribuir, não somente para a educação escolar, mas também preparar este aluno para a vida, seja ela social ou com o mundo do trabalho. Sendo assim, o ambiente escolar é o melhor local para essas relações. Mas ainda, o que ensinamos, entretanto, ainda parece distante da ciência, da tecnologia, da cultura e do mundo do trabalho, como apontam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). E para mudarmos isso o diálogo permanente com os estudantes, das suas necessidades e dos conteúdos estudados com esses componentes, produzirá sentido a cada conceito aprendido, a cada teoria estudada e a cada ideia surgida no contexto das inter-relações da sala de aula.

Unknown disse...

Os conteúdos de sala de aula contribuem sim, tanto para a vida como para o mundo do trabalho uma vez que estas se complementam. A escola é, sem dúvida, um laboratório de relações pessoais. Um dos principais enfoques do Ensino Médio é o de prepará-lo para a vida promovendo a compreensão das contribuições e importância da ciência, da tecnologia e da cultura. A partir dos conhecimentos iniciados na escola espera-se que o estudante consiga relacioná-los com o contexto científico, tecnológico e social no qual está inserido, exercendo e atuando de forma cidadã.

Ronaldo Moura disse...

É fundamental que os alunos tenham a consciência da importância de adquirir uma base consistente de conhecimento, sem a qual não poderá ser um cidadão integrado ao mundo do trabalho. É importante que o aluno perceba a escola como um importante caminho para a sua trajetória de vida, em todos os seus sentidos. O professor também pode ser uma referência para o aluno. Por isso é fundamental que a sociedade de um modo geral valoriza a carreira docente e que o próprio professor se valorize, se aperfeiçoando e crescendo profissionalmente. Deve haver um bom diálogo entre todos os profissionais de educação, principalmente os professores e os alunos. Mas os familiares também devem incentivar os seus dependentes a buscar o seu crescimento educacional.

alessander ruas xavier disse...

As relações existentes entre o mundo do trabalho da ciência, da tecnologia da cultura são as que têm o intuito de desenvolver as referidas capacidades, que resultaram na reforma curricular do ensino médio, pautaram-se na construção de novos conhecimentos e seus desdobramentos, voltados para a produção e para as relações sociais de modo geral.

alessander ruas xavier disse...

As relações existentes entre o mundo do trabalho da ciência, da tecnologia da cultura são as que têm o intuito de desenvolver as referidas capacidades, que resultaram na reforma curricular do ensino médio, pautaram-se na construção de novos conhecimentos e seus desdobramentos, voltados para a produção e para as relações sociais de modo geral.

Unknown disse...

Fazemos o que podemos como professores,desempenhando o máximo em sala de aula para o crescimento dos nossos alunos. entendo que o crescimento de novas tecnologias veio do desempenho e conhecimentos diversos dos alunos de geração em geração em nacionalidades diferentes.À partir daí não só os que criam novas tecnologias como os que aprimoram, ensinam novas gerações à aperfeiçoarem um ambiente com comunidades melhores.

Unknown disse...

As aulas com seus conteúdos básicos curriculares contribuem para os alunos debates levando os aluno compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para a formação de um receptor ativo,seletivo, autônomo e crítico em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas da cultura do movimento,esportes e saúde.
A utilização de vídeos,documentários, revistas,jornais e tecnologias da informação para que possibilite um diálogo e discussão dos fundamentos teóricos da cultura do movimento, tratando também de assuntos polêmicos e atuais para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Unknown disse...

A educação brasileira está passando por um processo de transformação, cujo inicia-se na educação basica, onde os currículos tem que ser reformulados, de maneira tal que os mesmos contemplem a realidade dos educandos.Para que eles possam compreender que o aprendizado em sala de aula faz parte do seu cotitiano ou mesmo da sua história, para tanto o uso dos novos meios tecnologiocs voltado a educação é uma ferramenta poderosa neste processo.Havendo a necessidade de mistificar nos educadores que esses meios são complexos e podem disvirtuar o ensino. Por meio de cursos mais diretos a educação com uma linguagem menos técnica.

Unknown disse...

A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica, assume a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida, formando assim, um cidadão crítico-consciente da sua realidade histórico-cultural, tendo em vista a ciência e as novas tecnologias que são uma grande aliada no que diz respeito a agregar valores e conhecimentos, através da interação entre o homem e o computador. Na atualidade, grande parte dos esportes, mesmo os tradicionais como o tênis, a natação e mais recentemente o futebol já se renderam aos encantos da tecnologia. É importante ressaltar também que a atividade corporal é um elemento fundamental da vida, através da qual nossos alunos poderão garantir mais qualidade de vida, melhor condição física e maior disposição para o trabalho e diminuição das incidências de patologias e casos de L.E.R e D.O.R.T. Contudo, a Educação Física Escolar vem somar-se à educação intelectual e moral, visando à formação do aluno em uma educação integral – corpo, mente e espírito.

Edmara disse...

Uma proposta de ensino ideal deveria contemplar uma correlação entre o que ensinamos e o resultado deste ensino no futuro dos nossos alunos. Geralmente, o trabalho em sala de aula se dá por meio de ciências isoladas, o que acontece tanto pela nossa formação acadêmica específica, quanto pela nossa incapacidade de não saber integrar o que é ensinado com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Em contrapartida, não podemos deixar de considerar que mesmo essa forma de ensino, contribui, mesmo que de forma discreta para a formação dos discentes, pois auxilia na sua formação intelectual e na tentativa de se adentrar na sociedade.

marli disse...

Pela tecnologia os sujeitos podem refletir sobre as necessidades de criação e aplicação mesmo não sendo cientistas ou profissionais técnicos e assim ela se torna a extensão das capacidades humanas como força produtiva.Nosso papel enquanto educadores é facilitar a interação com essa tecnologia uma vez que ela está presente no dia a dia dos educandos,mas temos muito que avançar.Nossas escolas públicas na maioria das vezes não dispõem de recursos para essa prática e nem os professores têm preparação específica nesse sentido.Como educadora eu procuro discutir em sala de aulas sobre essa prática tão importante na aprendizagem, mesmo contando com poucos recursos tecnológico na escola.Espera-se que com o conhecimento adquirido em sala de aula o aluno possa relacionar em vários contexto: social,científico e tecnológico.

Unknown disse...

Infelizmente, as relações que se estabelecem são bem inferiores, pois verificamos uma preocupação da equipe docente em vencer os conteúdos previstos sem levar em consideração as reais necessidades dos jovens alunos do ensino médio. É interessante que o aprendizado preparasse o aluno para o mundo do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura, porém o ensino ainda está fragmentado em conteúdos estanques sem nenhuma relação com o vivido e esperado pelo aluno.

Delenny disse...


Ensino sempre pensando na concepção de que o jovem atual é dinâmico e tem um olhar sempre à frente do tempo, principalmente em relação à ciência e a tecnologia, ensinar a estes jovens se torna um processo também dinâmico e novo todos os dias. O professor precisa está sempre conectado no mundo dos jovens para tornar essa relação de ensino prazerosa e eficiente com finalidade a realidade vividas, mas para isso o ensino tem que está relacionado ao mundo do trabalho, da ciência e da tecnologia da cultura de forma integral. O ensino pelo ensino não tem muito sentido se não há uma integração da realidade com o currículo escolar. Não é preparar o aluno para o mundo do trabalho ou para uma concorrência por uma vaga na universidade, mas preparar o jovem para o mundo com todas as suas relações políticas, econômicas, sociais e culturais e mais tecnológicas, é preciso compreender essa realidade para colocar em prática as determinações das Diretrizes Currículares do Ensino Médio de forma a desenvolver um trabalho de formação humana que contemple todos os jovens. Os jovens ‘se apropriam do social e reelaboram práticas, valores, normas e visões de mundo a partir de uma representação dos seus interesses e necessidades; interpretam e dão sentido ao seu mundo’.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As relações se estabelecem diretamente, pois o conhecimento
trabalhado em sala de aula se inter-relaciona no sentido que todos se
relacionam direita e indiretamente. Exemplos: Ao trabalhar conteúdos ligados a
História e Biologia tenho de contextualizá-los no tempo e espaço articulando
com o trabalho, bem como, o papel da ciência, que instrumentos tecnológicos
eram utilizados e que conceito de cultura eles estão inseridos, pois a sala de
aula é um microcosmo que envolvem sentimentos e emoções que necessitam
nortear o conceito de trabalho, ciência, tecnologia e cultura, somente com eles
há como propor mudanças significativas visando uma humanização e
ampliação das esferas de entendimento crítico sobre cada área do
conhecimento, do trabalho e as relações que estabelecem entre dominação e
emancipação da ciência, como a busca constante do entendimento da
realidade física, da tecnologia como instrumento de criar espaços e a cultura
como possibilidades de mudanças de comportamento e atitudes, sempre
defendendo a ideia que somos todos diversos e únicos