quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atividade da Página 27

Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento:

1) Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/2012)

2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM.

3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas?

4) Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.

15 comentários:

Unknown disse...

No meu modo de ver,a proposição,a proposta que mais gerou discussão foi a ideia de fazer o novo currículo baseado nas quatro áreas de conhecimento ,a mesmas cobradas na prova do Enem,já que seria bom que diminuiria as disciplinas ,mas por outro lado,entraria a questão que,nós professores fomos formados por disciplina específica e ai pela proposta anunciada,causaria um outro problema.Uma outra situação que gerou discussão foi a de que o currículo volte um pouco mais para o jovem que tem como prioridade uma formação não para o curso superior e sim para o mercado de trabalho,tendo ai como ideia uma boa integração entre essas duas busca que os jovens tem.

Unknown disse...

Em debate realizado pelos grupos foi levantado a mudança nos currículos, ou seja, no uso das novas áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ficou em dúvida de como seria a nova formação dos professores? Como o ensino superior deverá se absorver essas mudanças.
Outro assunto levantado foi a carga horária semanal proposta pela grade curricular que impede que haja uma sequência favorável para o desenvolvimento da aprendizagem de determinada disciplina e as mudanças constantes no números de aulas de algumas matérias, refletindo para professores e alunos, até mesmo na importância dos conteúdos das mesmas.

Unknown disse...

Analisando o que foi debatido, podemos perceber que não é exatamente uma mudança no currículo que fará a diferença no Ensino Médio do país, esta alteração pode contribuir, mas somente o currículo não tem o poder de provocar tantas melhorias como são necessárias. A Educação de forma geral requer mais atenção e investimentos. Então, mais do que um currículo que ofereça um conhecimento geral básico aos nossos educandos, necessitamos de mudanças significativas na maneira como a escola vem sendo tratada no país, pois bons resultados no Ensino Médio começam a ser desenvolvidos já no Ensino Fundamental, uma vez que um aluno que apresenta defasagens de conteúdo/conhecimento nesta etapa, dificilmente atinge bons resultados até o final do Ensino Médio. Muitas providências (com relação a resultados) são cobradas das escolas e professores consequentemente, como se tivessem autonomia para fazerem tudo o que falta na educação, quando frequentemente trabalham sem as mínimas condições para que ocorra a aprendizagem em sala de aula, com poucos recursos, turmas grandes e geralmente alunos com baixo interesse pela escola.

alessander ruas xavier disse...

-A discursão em grupo realizada observou nova formulação curricular do Ensino Médio e a realidade da escola pública com base em uma visão de interação dos conhecimentos, e nova política educacional: currículo, formação de professores e gestão. A discursão focou-se sobre tudo, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular e a formulação da estrutura curricular escolarizada, onde se destacou os conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização, bem como os acertos e desacertos da proposta curricular atual.

alessander ruas xavier disse...

s relações existentes entre o mundo do trabalho da ciência, da tecnologia da cultura são as que têm o intuito de desenvolver as referidas capacidades, que resultaram na reforma curricular do ensino médio, pautaram-se na construção de novos conhecimentos e seus desdobramentos, voltados para a produção e para as relações sociais de modo geral.

Ronaldo Moura disse...

É muito importante para a elaboração de um novo currículo para o ensino médio a concepção da educação integral do aluno na plenitude do conhecimento adequado a realidade do aluno. É importante ter consciência da realidade em que vive o aluno e entender a margem que o estudante tem para encontrar o caminho mais atraente para o seu progresso educacional e cultural. É importante também tentar compreender e aceitar o universo do aluno e atenuar os conflitos entre gerações diferentes entre professores e alunos. A escola também precisar ser mais aberta e entender os anseios dos alunos. O novo currículo do ensino médio precisa ser mais atraente, mais inclusivo e mais diversificado. O aluno precisa encontrar mais alternativas para suas próprias escolhas no futuro. Música, teatro, esportes, línguas, novas tecnologias, enfim a escola precisa ser mais diversificada. Todas as áreas do conhecimento precisam oferecer mais aos alunos, para que os alunos possam ter novos horizontes a seguir.

Ronaldo Moura disse...

É muito importante para a elaboração de um novo currículo para o ensino médio a concepção da educação integral do aluno na plenitude do conhecimento adequado a realidade do aluno. É importante ter consciência da realidade em que vive o aluno e entender a margem que o estudante tem para encontrar o caminho mais atraente para o seu progresso educacional e cultural. É importante também tentar compreender e aceitar o universo do aluno e atenuar os conflitos entre gerações diferentes entre professores e alunos. A escola também precisar ser mais aberta e entender os anseios dos alunos. O novo currículo do ensino médio precisa ser mais atraente, mais inclusivo e mais diversificado. O aluno precisa encontrar mais alternativas para suas próprias escolhas no futuro. Música, teatro, esportes, línguas, novas tecnologias, enfim a escola precisa ser mais diversificada. Todas as áreas do conhecimento precisam oferecer mais aos alunos, para que os alunos possam ter novos horizontes a seguir.

Unknown disse...

A proposta curricular atual, traz novas ideias, trabalhando a interdisciplinaridade e contextualização.Assim sendo nós professores e alunos crescemos juntos com novos desafios no currículo do ensino médio, fazendo com que nós possamos melhorar no que diz respeito à comunidade escolar atual.

Unknown disse...

No debate com colegas cursistas foi possível refletir sobre a transformação que contemple o trabalho,a ciência e a tecnologia, como forma de se vincular na vida produtiva e a universalização da educação básica.
Foi proposto uma flexibilização da organização curricular com um ensino médio inovador para garantir de fato de fato a aprendizagem verdadeiramente direcionada para a qualidade do ensino, buscando maior inserção possível de estudantes e com um processo pedagógico de reorganização da escola tendo como finalidade a construção de uma educação pautada na transformação social.


Unknown disse...

Basicamente foi debatido sobre as novas áreas do conhecimento e sua aplicação no sistema de ensino, isto gerou certa polêmica pois não chegamos a uma conclusão de como aconteceria essa mudança e o que seria feito com os profissionais que lecionam atualmente no ensino médio e foram preparados para trabalhar o conteúdo de forma específica. Outra questão abordada foi sobre o direcionamento do ensino médio voltado para prioridade do jovem, de forma que o jovem aprenda apenas o que irá "usar", a polêmica em torno deste tema, no meu entender, se deve ao fato de como um aluno sem uma maturidade completa possa saber o que ele irá precisar no futuro, vê-se que é necessário a educação básica de todos os conteúdos de modo que o aluno possa experimentar todas as áreas e mais adiante possa escolher qual área do conhecimento quer aprofundar.

Unknown disse...

Percebe-se pela análise das Diretrizes para o ensino médio, que estas orientam o currículo e as ações pedagógicas que dão sustentação para o desenvolvimento do ensino. Nota-se haver um avanço na proposta das diretrizes curriculares para o ensino médio se considerarmos a formação integral, assim como a ciência, o trabalho e a tecnologia e a cultura como componentes da formação.
Estas diretrizes poderão direcionar a educação média para um outro objetivo, o de possibilitar uma educação escolar que explicite as contradições sociais, que proporcione ao homem formado uma compreensão do mundo para além do que é aparente.
Este é o aspecto principal que deve orientar questionamentos na escola: De que forma as diretrizes vem sendo compreendidas e encaminhadas.

Unknown disse...

Verificamos nos debates que o documento DCNEM propõem que toda atividade curricular de ensino médio se organize a partir de um eixo comum – trabalho, ciências, tecnologia e cultura e que seja integrado a estes eixos, à totalidade dos componentes curriculares. Tais eixos devem ser trabalhados numa percepção crítica, fomentando habilidades criativas, produtivas e interpretativas da cultura nas suas diversas formas de expressão e manifestação. A potencialização destas habilidades pode ser fundamentada em uma prática interdisciplinar, como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos com outras áreas de conhecimento o que contribuiria para o aprendizado do aluno, mediante a um saber crítico-reflexivo. No entanto, verificamos que esta prática não é valorizada pelos professores, talvez pelo fato da escola não oportunizar tempo para um planejamento coletivo. O diálogo entre as áreas de conhecimento enriquece o fazer pedagógico, e o planejamento coletivo é a saída para a superação da fragmentação entre as disciplinas.

Ronaldo Moura disse...

Aspectos discutidos:
*Organização curricular das disciplinas e processos de avaliação para dar sequências aos estudos. Existe uma proposta de inovação do ensino médio e para o sucesso da mesma é necessário se pensar em como será o processo de seleção para ingressar na universidade. Uma mudança no médio pressupõe também alteração no ensino superior.
*Incompatibilidade da proposta com a duração/carga horária do curso do ensino médio. Percebemos que no modelo brasileiro 4 horas diárias não são suficiente para dar conta do que está proposto como Diretriz para o ensino médio.
A carga horária é uma questão emblemática principalmente para o ensino noturno.
• Outro aspecto discutido foi a questão de especificidades regionais e/ou locais que ao mesmo tempo que valorizam os conhecimentos fragilizam o sistema de avaliação e de unidade do sistema de gestão de ensino.
• Pesquisa como princípio pedagógico: percebe-se que a pesquisa no ensino médio acontece de forma superficial e não como princípio pedagógico. Raramente é entendida como elemento provocador que leve o estudante a imbuir-se do desejo de buscar, de questionar, de compreender.

Delenny disse...

Aspectos discutidos:
*Organização curricular das disciplinas e processos de avaliação para dar sequências aos estudos. Existe uma proposta de inovação do ensino médio e para o sucesso da mesma é necessário se pensar em como será o processo de seleção para ingressar na universidade. Uma mudança no médio pressupõe também alteração no ensino superior.
*Incompatibilidade da proposta com a duração/carga horária do curso do ensino médio. Percebemos que no modelo brasileiro 4 horas diárias não são suficiente para dar conta do que está proposto como Diretriz para o ensino médio.
A carga horária é uma questão emblemática principalmente para o ensino noturno.
• Outro aspecto discutido foi a questão de especificidades regionais e/ou locais que ao mesmo tempo que valorizam os conhecimentos fragilizam o sistema de avaliação e de unidade do sistema de gestão de ensino.
• Pesquisa como princípio pedagógico: percebe-se que a pesquisa no ensino médio acontece de forma superficial e não como princípio pedagógico. Raramente é entendida como elemento provocador que leve o estudante a imbuir-se do desejo de buscar, de questionar, de compreender.

Unknown disse...

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio tem uma proposta bastante complexa. Sua implementação depende muito de interesses políticos, da infraestrutura da escola e da formação do professor. Diante dos fatos analisados, conclui- se que o currículo é um documento de orientação para o professor, representa um importante papel no contexto escolar, por isso deve ser elaborado pelos membros da escola de acordo com a realidade dos alunos e da escola, proporcionando diversidade de conteúdos, assim como interdisciplinaridade. Deve estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares Nacionais, pois neles estão definidos objetivos e metas a nível escolar e nacional.
Portanto a educação vista de uma forma mais ampla, tem um papel diferenciado, onde suas estruturas devem possibilitar oportunidades aos alunos, de desenvolverem suas competências necessárias para viver em sociedade, preparando-os para o mundo do trabalho, assim como desenvolvimento individual.